A importância de um bom currículo

Num ambiente de muitas disputas, todo diferencial é significativo. Seja pela beleza ou por vantagens comparativas essenciais ao interesse de quem busca um ótimo candidato, diferenciar-se dos concorrentes é relevante numa seleção para emprego.

Neste contexto, apresentar um bom currículo é essencial para atrair a atenção dos recrutadores. Por sua vez, é necessária a observância de certos aspectos para a confecção de um bom currículo, a saber:

1. Utilizar papel de boa qualidade para impressão. Se possível com gramatura de 90g ou papeis apropriados para currículo. Papel reciclado demonstra preocupação com questões ambientais e pode atrair positivamente a atenção dos selecionadores;

2. Uma boa impressão eleva a qualidade do currículo. Evite cópias, só as utilize quando for de boa qualidade;

3. Procure confeccionar o currículo com uma ou duas folhas. Evite variações de cores e fontes. O modelo anexo abaixo segue o padrão mais adequado. Por sua vez, o currículo pode ser diferente do padrão usual quando for destinado a áreas especificas, onde certas características devam ser realçadas.

4. Convencionou-se iniciar a redação do currículo com o nome, seguido dos dados pessoais e demais itens como segue no modelo apresentado no link que segue abaixo.

5. O segundo item a ser descrito é o Objetivo: que deve ser a função que se deseja ocupar na organização. Evite citar várias funções ou funções distintas que não tenham relação com a sua experiência, formação profissional e ou acadêmica.

Ainda quanto ao objetivo, o mesmo pode ser preenchido levando em consideração a vaga ofertada, quando esta é conhecida (ex: Exercer as atividades de auxiliar administrativo). Pode ser mais genérico, focando-se na área, quando a vaga não for especificada de forma clara (Ex: Exercer atividades relacionadas às áreas Administrativas e de Marketing), e por fim colocar um objetivo levando em consideração à carreira ou capacidade profissional, quando assim for especificado na oferta da vaga(ex: Atuar com vendas e também interessado em conhecer novas áreas).

6. O terceiro item pode ser uma breve descrição das suas habilidades, atribuições e resultados alcançados nas empresas onde trabalhou. Caso seja o primeiro emprego ou tenha apenas executado trabalhos informais, exclua este item do seu currículo. Descrever o que não se pode provar, não é aconselhável;

7. Se possui histórico de trabalhos em diversas empresas, é prudente colocar no currículo aquelas onde atuou mais tempo na função almejada e que possa dar informações da sua conduta. É importante checar se as empresas onde atuou estão ativas. Se possui carta de referência e tem registro em carteira, esta pesquisa pode não ser relevante.

8. Deve ter muito cuidado com a redação. Evite abreviações, gírias e expressões de língua estrangeira. Se possui pouco domínio de português, peça a quem tem mais conhecimento para fazer uma leitura e correção, caso necessário. É primordial que o currículo esteja bem organizado e possua um bom visual.

9. Não é necessário citar “qualidades” pessoais do tipo: organizado(a), comunicativo(a), dedicado(a) etc. Tais características serão avaliadas posteriormente em outras etapas.

10. Tenha foco (direção), se o objetivo é conquistar uma vaga na área de saúde, evite um currículo com muitas questões comerciais e vice-versa. Entretanto, seja condizente com sua formação para não passar a impressão de que você não tem um objetivo definido. Se tiver experiência em diversas áreas confeccione currículos diferentes;

11. Se possui experiência em certa área e tem pressa para conquistar uma vaga de emprego, prepare um currículo especifico para esta área. Cadastre todas as empresas da área e visite primeiro este setor. Não “atire” para todos os lados.

12. Coloque o currículo num envelope e escreva no mesmo, quando possível, o nome do responsável pelo setor a que se destina o currículo. Vale ressaltar, que é mais apropriado entregar poucos currículos de boa qualidade nos lugares certos, que muitos de baixa qualidade em lugares com certo grau de duvida quanto a convites para entrevistas;

13. Se for entregar o currículo pessoalmente, utilize vestimenta adequada para a ocasião, pois você pode entregar o currículo em mãos do seu futuro selecionador. Uma boa impressão vale em qualquer estágio do recrutamento.

“Não existe a forma certa para fazer algo que muita gente faz, mas existem formas mais atraentes para conquistar a atenção de muita gente”.